segunda-feira, 3 de abril de 2017

   
                                            AULA DE  AGROECOLOGIA





As famílias que vivem em grandes centros urbanos, muitas vezes, privam suas crianças do contato com a natureza, que faz tão bem ao desenvolvimento dos pequenos.
A tecnologia dos videogames, jogos em celulares e desenhos animados na TV prendem a atenção das crianças pela vivacidade das cores e interatividade que proporcionam.
Educadores são enfáticos quando dizem que as crianças, ao aprender a ver as situações numa perspectiva diferente, serão mais sensíveis e atentas ao que está acontecendo ao seu redor, porque sentirão de verdade que fazem parte desse contexto.
Para se ter uma ideia dessa importância, muitos artistas e pessoas criativas revelam que buscam inspiração em cheiros e contatos com a natureza que tiveram na infância. Entre os benefícios do contato com o verde estão expansão das atividades do cérebro, criação de novas redes neurais e o aumento das conexões entre os neurônios.
Em contato com a terra, os animais, as cores e os sons da natureza, as crianças apuram os cinco sentidos e descobrem novas percepções, reconhecendo a natureza. Tirar o sapato e andar descalço pela grama é diferente do que apenas olhar a grama. Por vivermos em uma sociedade muito visual, é preciso colocar a criança em contato com o mundo para desenvolver a sensibilidade.
Isso porque a criança se apropria da sensação de estar em contato com a natureza e a leva como experiência. Para elas, os benefícios vão além da saúde mental, uma vez que mexer na terra, por exemplo, fortalece o sistema imunológico e auxilia na perda de peso e estimula a independência.
Para especialistas, o contato com alguns microorganismos é importante porque ensina o sistema imunológico, ainda em fase de desenvolvimento, a funcionar corretamente. Isso cria anticorpos e melhora a resistência para quando tiver de enfrentar uma infecção mais complexa. Além disso, o organismo tem capacidade para lidar com germes, bactérias e microorganismos presentes no meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário